Departamento de Gestão da Documentação – DGD

O Departamento de Gestão da Documentação – DGD desenvolve os serviços de:

  • Protocolização, atendendo o público externo e recebendo seus documentos que serão enviados pelo Portal do Cidadão;
  • Autuação, digitalização e arquivamento de documentos que atendem às demandas do público interno do Gabinete da Presidência, Gabinetes de Conselheiros, Ministério Público de Contas e Secretaria-Geral de Controle Externo; e
  • Envio de documentos pelos Correios.

A rotina de trabalho tem como foco a entrega das informações e serviços solicitados em tempo hábil, zelando pelo acesso à informação e transparência.


Protocolo

O protocolo digital é uma ferramenta que permite ao jurisdicionado, cidadão, contador ou advogado enviar eletronicamente documentos ao TCE-RO.

Para protocolar um documento, a pessoa deve abrir o Portal do Cidadão, acessar a aba “Peticionamento”, escolher uma modalidade de envio e atentar-se aos critérios.

O limite máximo por protocolo é de 500 MB, sendo possível enviar até 100 arquivos de 5 MB cada por Protocolo. Caso os arquivos estejam divididos em partes ou volumes, é importante certificar-se de que estão em ordem.

É permitido realizar apenas um protocolo por assunto, requerimento, ofício ou processo.

Canais de atendimento

De Segunda a Sexta-feira:

  • Manhã: 07:30h às 13:30h

Telefone: (69) 3609-6225 / 3609-6228

  • Tarde: 13:30h às 18:00h

Telefone: (69) 3609-6227


Serviço de Autuação

Na autuação ocorre o registro do processo no Sistema PCe e este serviço atende aos servidores do TCE-RO e do Ministério Público de Contas – MPC.

Existem as autuações de plano, que não necessitam de deliberação superior, e as autuações automáticas, que ocorrem quando um documento chega ao DGD:

  • Administrativo TCE – Proposta;
  • Requerimento – Certidão de transferência voluntária e operação de crédito;
  • Consultas;
  • Recursos;
  • Procedimentos de Apuração Preliminar; e
  • Certidões.

Para todas as outras categorias há necessidade de solicitação pela autoridade competente.

Além disso, o serviço de autuação executa outros atos processuais, tais quais:

  • Apensamento, quando determinado pelo Conselheiro relator;
  • Certificação de impedimento, suspeição, atribuição de sigilo (conforme o caso);
  • Definição de papel do interessado, quando determinado; e
  • Encaminhamento dos autos ao setor de destino, definido no pedido de autuação ou de acordo com o fluxograma.

Compete ao Serviço de Autuação, ainda, a importante tarefa de distribuição de relatorias.


Serviço de Digitalização

O Serviço de Digitalização tem como objetivo digitalizar documentos arquivísticos dentro de critérios preestabelecidos que colaborem para a garantir o acesso, a preservação e a difusão.

A digitalização segue etapas rigorosas de:

1. Preparação – remover grampos, clipes e espiral, desamassar documentos, recuperar páginas rasgadas;

2. Captura da imagem – digitalizar os documentos, gerando imagem digital;

3. Controle de Qualidade – revisar as imagens para garantir a qualidade do arquivo capturado;

 4. Indexação – identificar documento, salvar PDF/A, armazenar no sistema; e

 5. Finalização – Organizar e arquivar os documentos físicos.

Cabe ao serviço de digitalização o tratamento dos documentos enviados pelo público externo para que se adequem aos requisitos que vão garantir a sua correta inserção nos sistemas PCe e SEI.


Serviço de Arquivo

O arquivo é responsável pela guarda dos processos que já foram julgados até o cumprimento do seu prazo de destinação que pode ser para amostragem, eliminação ou guarda permanente.

O acervo documental é composto tanto por processos físicos, em papel e outros suportes, quanto por processos eletrônicos.

Quanto aos processos em suporte papel, ao serem arquivados passam por etapas de conferência, higienização e pequenos reparos e finalmente são alocados em caixas poliondas em prateleiras.

No caso dos processos eletrônicos, passam por conferência e arquivamento.

Quando houver necessidade de desarquivamento, a solicitação deve ser feita via sistema SEI, com a informação da motivação do pedido.

O arquivo é um importante lugar de memória e cultura dentro da instituição.

Botão Voltar ao topo